Por Dentro Dos Arquivos X: Entendendo A Mitologia - Parte 1

Por Patricia Emy

Nestas últimas sete temporadas, fomos bombardeados por uma gama imensa de informações que, ao longo do caminho, acabaram criando uma confusão ainda maior entre nós no que diz respeito a chamada ‘mitologia’ do Arquivo X. Quem já não se perguntou se Chris Carter, nesta altura dos acontecimentos, vai ser capaz de nos dar um desfecho coerente à saga de Mulder e Scully em busca da verdade? Se vocês se sentem um tanto perdidos, não se preocupem porque vocês não estão sozinhos. Assim como vocês – e confesso, eu também – milhares de fãs também procuram tentar entender este complexo emaranhado que foi se construindo a cada episódio e que contém inúmeras ramificações. É certo que existem muitas inconsistências, e muita coisa ficou em aberto ao longo dos últimos anos da série. O que eu me proponho a fazer é comentar cada um destes aspectos e ao menos tentar fazer com que eles se tornem menos complicados tanto para os excers de longa data, como para os recém-chegados.

Existem várias homepages que tratam da mitologia, algumas bem completas (vide The X-Files Underground: http://come.to/x-filesmovie), mas o que eu vou fazer não é um trabalho de pesquisa, mas uma espécie de resenha dos episódios mitológicos, acrescidos dos meus comentários. Eu tomei a liberdade de me espelhar no guia da Mitologia de Daniel Wood, webmaster da homepage do Arquivo X no Fandom.com, que divide o tema em tópicos específicos e lista os episódios correspondentes, o que ajuda a nos situarmos melhor.

São eles:

Gênese – Esta seção discutirá a criação da humanidade assim como os artefatos alienígenas e como tudo isso se relaciona com o restante da mitologia.

Colonização – Os alienígenas, ou Colonizadores, têm planos de colonizar o planeta e têm sido auxiliados pelo Sindicato nos últimos 50 anos. Nesta seção, será discutido o que exatamente são estes alienígenas – desde o óleo negro até as diversas formas assumidas por ele ao longo de seu processo de metamorfose – e o que eles fazem aqui.

Abduções - Quem está abduzindo pessoas inocentes e com que propósito? Os alienígenas? O governo? Aqui serão discutidos o processo de abdução, o que acontece durante a abdução, os chips que são colocados nos pescoços das vítimas, o câncer e a cura.

Clones e Híbridos – Criados a partir do DNA humano combinado com o material genético de origem alienígena. Esta seção vai abordar a sua origem e tentar explicar qual é a finalidade deles.

O Sindicato – O grupo de homens que estão auxiliando os Colonizadores. Nesta seção saberemos porque eles os ajudaram e como eles tentaram enganá-los.

A Resistência – Os rebeldes, ou os alienígenas sem face, são analisados nesta seção, assim como a forma como eles se comportam e o que eles realmente querem junto ao Sindicato.

Samantha – A abdução de Samantha é a força que move a busca de Mulder. Nesta seção saberemos porque Samantha foi abduzida, e o que aconteceu com ela durante a sua abdução.

Perguntas Sem Resposta – Uma vez que a mitologia foi sendo construída à medida que a série foi evoluindo, é inevitável que haja uma ou outra inconsistência no meio do caminho. Para encerrar, uma conclusão e uma possível explicação para as falhas de continuidade e alguns negócios inacabados na mitologia do Arquivo X.

É basicamente isso que eu vou abordar em cada um destes tópicos, que serão explicados na medida do possível e comentados por mim. Estou aberta à críticas e sugestões, portanto não hesitem em escrever.

Um abraço para todos.

Patricia

 

Mitologia 1 | Mitologia 2 | Mitologia 3 | Mitologia 4 | Mitologia 5
Mitologia 6 | Mitologia 7 | Mitologia 8 | Mitologia 9