por Monica Almeida e Sky

Esta seção foi criada com o pensamento especialmente voltado para os novos e também mais experientes autores de fanfics! Foi escrito por duas das melhores escritoras de fics, na minha opinião, Monica Almeida e Sky com muito carinho! Eu concordo com tudo o que elas escreveram e espero, esperamos que vocês utilizem estas dicas com muito carinho! :) Bom, vamos lá!

Dicas

A nossa idéia é dar apoio e incentivo para aqueles que adoram ler estórias, têm um grande desejo de escrever mas, por algum motivo não se acham capazes. Então aí vão algumas dicas que poderão dar um empurrãozinho.

ACREDITE: se você gosta de ler, acha as fics emocionantes e fica morrendo de inveja porque não se acha capaz de fazer o mesmo, acredite, todos nós somos capazes de sonhar e imaginar. Colocar no papel é mera questão de técnica.

CONFIE EM VOCÊ: Saiba que a maioria dos escritores também se sente insegura, mas a vontade de colocar as idéias no papel é maior, então, deixe a insegurança de lado e escreva.

COLOQUE AS IDÉIAS NO PAPEL : Qualquer idéia, por mais absurda que pareça, onde quer que você esteja, coloque-a no papel imediatamente. Às vezes, de uma idéia aparentemente maluca, nasce uma estória maravilhosa.

CUIDADO COM A GRAMÁTICA: Por melhor que seja a estória, se ela estiver cheia de erros, fica difícil de ler. Nosso idioma, embora muitos discordem, é um dos mais ricos do mundo; nosso vocabulário é vastíssimo. Não acredite que as outras línguas sejam melhores ou mais fáceis, a nossa é linda, apaixone-se por ela e trate de aprender, é um motivo de orgulho saber falar e escrever corretamente.

EVITE TERMOS CHULOS E DE BAIXO CALÃO: Já somos tão bombardeados com termos infelizes diariamente, por que colocá-los em nossas estórias ? Sempre há um termo melhor e mais educado de dizer alguma coisa, não sabemos quem está lendo e a pessoa pode se sentir ofendida. Além disso, nossos agentes não usam termos assim.

PENSE NUM TEMA CENTRAL : Sabe aquela idéia que surgiu de repente ? Ou uma cena que você sempre quis ver entre os agentes ? Coloque como seu tema principal e tente criar um clima envolvente, sem fugir muito do assunto. Desenvolva-o lentamente, saboreando a estória, sem pressa de chegar ao final, as preliminares são essenciais.

VEJA A COERÊNCIA DA ESTÓRIA: Não misture muitas idéias numa estória só, você pode fazer a estória ficar sem sentido Escolha a forma de narração ( 1ª ou 3ª pessoa do verbo ) isso dá mais clareza à leitura. Toda estória precisa ter começo, meio e fim.

FAÇA REVISÕES : As revisões são importantíssimas. Quando terminar de escrever, imprima a estória e faça as correções, lendo com calma antes de passar a limpo. Seja incansável, é a sua estória, sua criação.

Corrija os erros de gramática e, se tiver dúvida, não tenha vergonha ou preguiça de pegar o dicionário. Ele está aí para isso mesmo.

PEÇA AJUDA : Se tem dúvida, peça a opinião de alguém em quem você confia, que sabe que não irá lhe desmotivar, mas vai ser honesta com você. Se não tiver ninguém, peça socorro no site. Há pessoas que ,como você, também escrevem e adoram o seriado e terão muito prazer em ajudá-lo.

No começo pode parecer difícil, mas quando você vir sua primeira estória pronta ou receber o primeiro feedback verá que vale a pena tentar. Use a imaginação, deixe de lado a timidez, vamos lá, você é capaz, solte-se, faça acontecer.

Esperamos ter ajudado de alguma forma. O que? Ainda está aí ? Vamos lá, pegue o papel e comece já a escrever. Estamos esperando para ler.